1. Início
  2. / Automotivo
  3. / Multinacional Ford se prepara para desenvolver sua própria plataforma para carros elétricos
Tempo de leitura 2 min de leitura

Multinacional Ford se prepara para desenvolver sua própria plataforma para carros elétricos

Escrito por Roberta Souza
Publicado em 18/01/2023 às 21:56
Ford, carros elétricos, multinacional
Foto: Reprodução automotivebusiness

Os carros elétricos da multinacional Ford e os da Volkswagen serão produzidos de forma separada, onde cada empresa produzirá o seu próprio projeto

Após a multinacional Volkswagen anunciar a venda da plataforma MEB (ID de carros elétricos), a Ford apresentou seu interesse imediato na compra, o que fez a empresa economizar cerca de 2 anos no desenvolvimento desse projeto de ID. Porém, atualmente, cada uma das marcas vai seguir seu próprio caminho, depois do acordo de compra feito em 2019. Mesmo com essa “separação”, a Ford ainda produzirá 2 modelos de carros elétricos, e depois passará a desenvolver suas próprias plataformas e tecnologias, de acordo com o site Insideevs.

Ambos os elétricos da Ford vão ser SUVs, sendo que um deles estará no mercado em março deste ano e o outro em 2024, com configurações de um crossover esportivo.

Eles vão ser produzidos na fábrica da Ford em Colônia e são baseados na MEB, o que vai contribuir para atingir as metas de vendas da Ford focada na emissão zero na Europa. A  empresa planeja vender 600.000 carros movidos a bateria por ano até 2026.

CONHEÇA OS CARROS ELÉTRICOS DA FORD

Reprodução: YouTube

Produção autônoma de carros elétricos

Depois da chegada ao mercado dos carros elétricos da Ford, a multinacional vai focar nas suas próprias plataformas, com a sua nova geração de carros elétricos sendo vendidos fortemente na Europa (e produzidos em Valência), onde a empresa produtora de modelos como o Kuga, Galaxy e S-Max vai focar somente na fabricação de modelos elétricos.

A multinacional Ford está focada em se tornar uma marca exclusiva de carros elétricos na Europa até o ano de 2030. Porém, para alcançar esse objetivo, ela terá que renovar completamente sua linha de carros. No portfólio de mudanças da multinacional, estão os dois modelos baseados na MEB e o Puma elétrico, com previsão de lançamento para o ano de 2024. O carro vai ser feito baseado na sua plataforma atual com produção em Craiova, Romênia.

Roberta Souza

Engenheira de Petróleo, pós-graduada em Comissionamento de Unidades Industriais, especialista em Corrosão Industrial. Entre em contato para sugestão de pauta, divulgação de vagas de emprego ou proposta de publicidade em nosso portal. Não recebemos currículos

Compartilhar em aplicativos